A Pecuária é uma das áreas mais importantes para a geração de renda e movimentação da economia mundial. O Brasil tem um papel de destaque neste cenário, contando com o segundo maior rebanho bovino do planeta. Nosso país também é o principal exportador de carne mundial.

Outros países de grande destaque na Pecuária são Estados Unidos, Austrália e algumas nações da Europa. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a Pecuária não envolve apenas a criação e o abate de bovinos. Essa área é estratégica para a economia dos países porque envolve uma série de atividades relevantes.

Na prática, a Pecuária pode ser dividida em: Pecuária de corte (bovinos para produção de carne), Pecuária de leite (bovinos e outros animais para produção de leite e derivados), Pecuária de lã (ovinos e caprinos), Equinocultura (criação de cavalos), Suinocultura (criação de porcos), Avicultura (criação de aves), Cunicultura (criação de coelhos), Apicultura (criação de abelhas) e Piscicultura (criação de peixes).


A importância da Pecuária no mundo


Pecuária no Brasil

Estima-se que o mundo passe a ter no futuro um consumo maior de carnes, na casa de 45 milhões de toneladas em 10 anos. Para acompanhar essa demanda, os países precisarão investir ainda mais na modernização da pecuária bovina.

Especialistas acreditam que o Brasil terá um papel de ainda mais liderança mundial no segmento de exportação de carnes. Hoje, o país já conta com processos modernos de controle do rebanho, mais qualidade sanitária e menor custo de produção. Porém, ainda é preciso melhorar a certificação de processos e a rastreabilidade dos rebanhos.

Todas as práticas da pecuária são importantes para a população mundial, pois correspondem aos meios que o homem encontrou para criar, reproduzir e usar economicamente os animais. É através dos produtos originários da pecuária que o mercado consumidor é abastecido com alimentos e matérias-primas.

Entre as principais atividades no quesito econômico estão o corte de carnes, a produção leiteira e a produção de matérias-primas para a agroindústria, como a lã e os couros, por exemplo. O mercado de frigoríficos também se destaca neste contexto.

Os principais produtos da pecuária são a carne, o leite e os ovos. Obviamente, a carne tem a maior relevância no cenário da produção agroindustrial, com destaque para carnes bovinas, suínas e de frango.

Na área da produção leiteira, os animais que são mais explorados são os bovinos, os ovinos, os bufalinos e os caprinos. Outro mercado importante na pecuária é o de montaria, que inclui os equinos.

A atividade pecuária no mundo tem apresentado um considerável avanço tecnológico em sua produção nos últimos anos. Ainda assim, em muitos países, as pessoas têm começado movimentos para desencorajar a pecuária intensiva e extensiva, que visam mais produtividade e que acabam submetendo os animais a maus-tratos.

A pecuária tem uma grande importância para a economia dos países, mas gera diversos impactos ambientais, como a intensa emissão de gás metano, que tem contribuído para o aumento do aquecimento global.

Leia também! Assuntos relevantes