Parceria Transpacífico

Parceria Transpacífico

Por

A Parceria Transpacífico (TPP) é um acordo comercial assinado entre Estados Unidos, Japão e mais dez países. O objetivo da TPP é fortalecer a relação entre nações no âmbito da exportação.

Diversas rodadas de negociações foram realizadas durante anos para se conseguir fechar o acordo da Parceria TransPacífico. O tratado entre os países envolve o acesso a mercados, regras de alfândega, barreiras técnicas ao comércio, medidas sanitárias, serviços transfronteiriços, compras governamentais, entre outros critérios. Durante muito tempo, a questão dos direitos de propriedade intelectual foi crucial para impedir o avanço das negociações.

A TPP é considerada o grande acordo do século XXI. A meta da parceria é permitir cortes de tarifas e a extinção de barreiras impostas a investimentos e ao comércio de bens e serviços entre os países. O pacto estimula a competitividade, o fechamento de novos negócios, o desenvolvimento de pequenas e médias empresas e a governança econômica.

Os países que formam a TPP são: Austrália, Brunei, Chile, Cingapura, Estados Unidos, Japão, Malásia, Peru, Nova Zelândia, Vietnã, Canadá e México. No dia 13 de outubro de 2015, os países divulgaram a conclusão da Parceria Transpacífico. Com isso, as 12 nações que têm acesso ao Oceano Pacífico iniciaram uma nova fase de negociações comerciais.

A parceria estabeleceu acordos de livre comércio, redução de tarifas e barreiras e implementou uma nova harmonia nas relações comerciais dos países envolvidos. Apontada como uma das negociações mais importantes das últimas décadas, a TPP deve gerar um grande impacto no comércio mundial. Vale lembrar que o acordo foi guiado por motivações geopolíticas.


Essa parceria terá influência sobre o novo padrão do comércio internacional, e vai afetar diretamente todos os países do globo. O Brasil é um dos países que pode ser prejudicado com a ratificação da parceria, pois corre o risco de perder uma parcela importante de exportação no mercado internacional, principalmente no setor de produtos agrícolas.

Leia também! Assuntos relevantes