Parasitoses Humanas Brasileiras

Parasitoses Humanas Brasileiras

Por

A precária condição do saneamento básico em algumas localidades do Brasil, somada à falta de médicos e unidades de saúde para tratar dos pacientes na rede pública, faz com que o país tenha diversos casos de doenças provocadas por bactérias, protozoários e vermes. As chamadas Parasitoses são doenças causadas por parasitas, que se alojam no corpo humano provocando diversos problemas e sintomas.

Os parasitas mais comuns são os vermes, bactérias e protozoários.

Conheça as Parasitoses Humanas mais frequentes no Brasil:

- Amebíase (parasita causador: protozoário Entamoeba histolytica) - A amebíase é considerada a terceira causa mais frequente de mortes no mundo no segmento das doenças parasitárias. Ela é causada por protozoário e acontece mais em zonas tropicais, especialmente em países em desenvolvimento.

- Leishmaniose (parasita causador: protozoário Leishmania brasiliensis) – A doença é provocada por protozoário flagelado, e ataca a pele e as mucosas, formando feridas. A Leishmania é transmitida pelo mosquito flebótomo.

- Malária - A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium. É uma doença muito comum no Brasil, sendo transmitida pela picada do mosquito Anopheles tarsimaculatus. O doente apresenta febre, tremores, calafrios e sudorese.

- Toxoplasmose (parasita causador: protozoário Toxoplasma gondii) – A doença é causada pelo Toxoplasma gondii. O parasita pode estar presente em ratos, cães e gatos. A contaminação humana acontece pela água ou alimentos. O paciente tem febre, manchas avermelhadas e aumento do fígado e baço. A doença é muito perigosa para mulheres grávidas.

- Esquistossomose (parasita causador: verme Schistosoma mansoni) – A doença é causada pela penetração da larva cercária na pele. O parasita é encontrado no caramujo (Biomphalaria).

- Filariose - Também conhecida como Elefantíase, a doença é causada pelo parasita verme Wuchereria bancrofti, e transmitida por picada do mosquito do gênero Culex.

- Tripanossomíase Americana – Conhecida como Doença de Chagas (parasita causador: protozoário Trypanosoma cruzi), o problema é comum no Brasil. O Trypanosoma é transmitido por picada de inseto. A doença pode levar à morte por insuficiência cardíaca.

Leia também! Assuntos relevantes