Parasitologia

Por

A parasitologia é uma área da ciência que estuda os parasitas invertebrados, os protozoários e os parasitas vertebrados. Os conhecimentos dessa área são amplamente empregados na medicina e na veterinária.

De uma forma geral, a parasitologia analisa todo o ciclo de vida dos parasitas e procura compreender os riscos que esses seres podem causar à saúde. A parasitologia ajuda os cientistas a desenvolverem tratamentos contra parasitas e epidemias parasitárias, além de criar métodos de prevenção contra as doenças causadas pelos parasitas em seres humanos e animais.

Os especialistas em parasitologia estudam as formas de infestação de parasitas e a relação que eles estabelecem com seus hospedeiros. A parasitologia engloba todos os filos Protozoa (protozoários), do reino Protista e Nematoda, annelida (anelídeos), Platyhelminthes (platelmintos) e Arthropoda (artrópodes).

O estudo dos protozoários avalia seres unicelulares e multicelulares. O parasitismo pode atingir plantas, animais e seres humanos. Exemplos conhecidos de parasitas são: o cipó-chumbo, a micose, os carrapatos, os piolhos e as pulgas.

A parasitologia é uma disciplina biológica fundamental para entender o modo de vida dos parasitas. Essa área também envolve outros campos de estudo, como a biologia celular, a imunologia, a biologia molecular e a genética.

Leia também! Assuntos relevantes