Paralelos e Meridianos

Paralelos e Meridianos

Por

Paralelos e Meridianos são linhas imaginárias utilizadas pelo homem na cartografia para facilitar a localização no globo terrestre. Os paralelos correspondem à linha do equador, que divide o mundo em Norte e Sul; aos trópicos de Capricórnio e Câncer; e aos círculos polares Ártico e Antártico.

Já os meridianos mais conhecidos são: o meridiano de Greenwich, que divide o mundo em Oriental e Ocidental; e a Linha Internacional da Data, que marca a longitude de 180°.

Os paralelos formam a latitude, e os meridianos dão origem à longitude. Esses dois conceitos, latitude e longitude, formam as coordenadas geográficas, que possibilitam a localização de qualquer ponto existente na Terra.

Essas linhas imaginárias também possibilitam a divisão dos hemisférios: oriental e ocidental. Já o corte horizontal divide o mundo em norte e sul.

Os paralelos são círculos que se formam na intersecção do globo com planos paralelos ao Equador. Os paralelos vão sempre na direção leste-oeste.

Já os meridianos são semicírculos máximos, cujos extremos coincidem com os pólos norte e sul da Terra. Além disso, os meridianos têm direção norte-sul e se apresentam em números infinitos no globo terrestre.