Matemática

Paralelepípedos

Uma caixa de fósforos, uma embalagem de detergente, um tijolo, algumas caixas de medicamentos, um livro, uma pedra de dominó são objetos com os quais lidamos diariamente e cuja forma se associa a um sólido geométrico a que chamamos paralelepípedo retângulo, pois as faces são perpendiculares às bases e estas são retângulos.

Este sólido geométrico tem os seguintes elementos:
* 6 faces (são retângulos iguais dois a dois);
* 12 arestas (iguais quatro a quatro);
* 8 vértices.

Para a construção de um paralelepípedo é necessário conhecer os comprimentos das três arestas concorrentes a um mesmo vértice.

Através de uma embalagem de cartão de detergente em pó para a roupa, os alunos podem descobrir a relação existente entre a área da sua superfície e a soma das áreas das várias faces. Para isso, os alunos podem abrir a embalagem de detergente com uma tesoura até tornarem a embalagem plana e depois desenharem uma figura que represente a planificação obtida. Nesta altura, os alunos verificarão que a área da superfície de um paralelepípedo retângulo é a soma das áreas das suas faces.