Paráfrase ou tradução de sentido

Paráfrase ou tradução de sentido

Por

A paráfrase é um recurso muito importante utilizado na linguagem escrita. Na prática, a paráfrase significa reformular um conteúdo escrito por outra pessoa com suas próprias palavras. Isso quer dizer que, quando pegamos uma referência bibliográfica, explicamos o texto com nossas palavras e citamos a fonte inspiradora, estamos formulando uma paráfrase.

Toda paráfrase é uma reformulação ou tradução do sentido de um discurso, enunciado ou texto. O conteúdo explica uma ideia central com outras palavras. A paráfrase faz uma interpretação de uma informação com linguagem acessível a vários destinatários.

O recurso estabelece uma equivalência semântica entre textos, realizando uma substituição de palavras e estruturas, sem que ocorra mudança no sentido da mensagem. Uma expressão parafraseada é semelhante a um sinônimo.

A paráfrase é usada em redações exigidas em vestibulares, no Enem e em outros tipos de textos. Ela surge como um recurso de criatividade e inspiração, a partir do qual é possível dar continuidade ao sentido do texto.

A paráfrase pode ser feita com textos de livros, jornais, revistas, enciclopédias, dicionários e acervos online. Com a paráfrase, conseguimos transcrever, com palavras diferenciadas, ideias de outros autores.

Por ser inspirada num texto base, o redator precisa tomar cuidado para que a paráfrase não seja confundida com plágio. É preciso deixar claro que se está parafraseando um texto de terceiro, com o acréscimo de aspectos de opinião pessoal ou crítica.

O exercício da paráfrase é muito eficiente para estudantes que estão se preparando para concursos, vestibulares e outros exames. Saber usar sinônimos é de fundamental importância para parafrasear com qualidade.

A palavra paráfrase vem do latim paraphrăsis, que significa imitação do texto original.

Leia também! Assuntos relevantes