Para que serve a Estatística?

Para que serve a Estatística?

Por

A estatística é uma ciência que trabalha com probabilidades. Essa área estabelece regras matemáticas para fazer previsões em um determinado universo de dados.

A estatística faz uso de amostragens para apresentar resultados prováveis. Na matemática, a estatística é uma disciplina estratégica, que utiliza uma álgebra burocrática e fórmulas para atingir conclusões.

Os estudos estatísticos são muito importantes em situações de planejamento, coleta de dados, organização de informações, análise de informações coletadas, interpretação e divulgação de dados e resultados. A estatística pode ser aplicada junto com métodos de pesquisas, como pesquisas de opinião ou pesquisas de mercado.

Para a correta interpretação de dados estatísticos, são necessárias algumas etapas, como coleta, organização, descrição dos dados, cálculo e interpretação de coeficientes. Existem dois tipos fundamentais de estatística: a Estatística Descritiva e a Estatística Indutiva ou Inferencial.

As estatísticas contam com medidas incertas e métodos com base na teoria da probabilidade. Assim, é possível conceituar a estatística como a área da matemática que coleta, analisa e interpreta todos os dados numéricos.

A função da estatística é estudar diversos fenômenos naturais, econômicos e sociais. O profissional que trabalha diretamente com essa área da matemática é chamado de estatístico, responsável por planejar e executar o levantamento e a análise de informações estatísticas e, posteriormente, montar um banco de dados para referências e estudos.

Leia também! Assuntos relevantes