Para onde caminha a humanidade?

Para onde caminha a humanidade?

Por

Estamos vivendo um momento de grandes tragédias humanas: filhos matando pais, crianças sofrendo violência dentro e fora de casa, falta de segurança e muito medo. Vivemos a sociedade do medo, onde saímos para trabalhar pela manhã rezando para que tenhamos a benção de voltar para a casa ao final do expediente a salvo dessa loucura que se tornou a vida humana.

Os valores, que antes eram ensinados no berço da família, agora parecem não valer de nada. Onde foi que o homem se perdeu dele mesmo? Onde fica a essência, a fé e o amor?

Numa sociedade consumista, imediatista e de interesses duvidosos, fica a pergunta: para onde caminha a humanidade?

A resposta é difícil e a discussão é ampla demais. O destino da humanidade é incerto. O homem parece estar vagando pela vida, se escondendo, tentando não ser mais uma vítima das injustiças e da violência que assolam o mundo. E como mudar isso tudo? Também não sabemos responder.

Enquanto não conseguirmos incorporar às nossas vidas os verdadeiros valores de honestidade, respeito e amor ao próximo, não saberemos como agir, como encarar os desafios diários que nos são apresentados.

Vivemos um tempo em que a tecnologia avança a cada dia, o comércio e a produção mundial crescem aceleradamente e o consumo humano está levando os recursos naturais do planeta à exaustão. Diante disso, será que ainda temos chances? É possível sonhar com dias melhores?

Certamente, não temos as respostas para todas as angústias humanas e nem sabemos como mediar e apaziguar todas as relações humanas. No entanto, é certo que devemos buscar dentro de nós, individualmente, aquela luz de esperança e bondade que pode se espalhar pelo mundo.

O primeiro passo para construirmos um novo caminho para a humanidade é investir em educação, dentro e fora de casa. O resgate dos valores da família também é necessário.

O caminho para o novo homem é idealizar e construir um novo mundo. Justiça social, educação de qualidade, distribuição de renda e amor no coração são os pontos primordiais nessa busca por um novo caminho para a humanidade.

Leia também! Assuntos relevantes