Os segredos do géiser mais importante de Yellowstone

Yellowstone pode ser definido como um dos lugares únicos no mundo. Um ambiente de beleza inata em que a natureza é mostrada em seu estado mais puro. Florestas exuberantes, montanhas deslumbrantes, rios poderosos ... Yellowstone é conhecido por muitas coisas. Mas há algo que identifique este parque espetacular : a grande formação de géiser que possui. Especificamente, há um que sempre recebeu todos os holofotes. Estamos falando do Old Faithful géiser, uma formação natural a partir da qual todos os mistérios foram recentemente revelados.

Os Mistérios do "Velho Fiel"

A estrutura geológica de Old Faithful sempre foi um enigma real para cientistas. A expulsão de água quente a cada 45-120 minutos foi enquadrada como um mistério que a comunidade científica não conseguiu resolver até então.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Utah conseguiu estudar as entranhas deste géiser gigante para nos mostrar os segredos mais bem guardados de uma formação única no mundo. Para isso, realizou-se um estudo arriscado em que os sismógrafos portáteis e as técnicas de análise sísmica foram enquadrados e alcançaram resultados espetaculares. Os pesquisadores conseguiram estruturar o tanque de água quente que alimenta continuamente o canal de evacuação do géiser, de acordo com a prestigiosa revista Geophysical Research Letter.

Robert Smith, co-autor do estudo, observa que "o géiser Yellowstone é conhecido em todo o mundo, mas até agora os detalhes dos terremotos não foram conhecidos ou o subsolo da área foi mapeado". Sem dúvida, um achado impressionante que muda a maneira como você vê esse tipo de formações.

Leia também: O Vulcão Yellowstone

Um estudo necessário

Géiser Old Faithful

O serviço de parques foi o verdadeiro precursor de um estudo mais do que necessário, que baseia seus esforços na prevenção. O géiser Old Faithful é visitado todos os dias por milhares de turistas que ficam completamente atônitos ao testemunhar a verdadeira força da natureza. Além disso, existem construções próximas que podem ser prejudicadas em caso de grandes erupções. Portanto, esta pesquisa é enquadrada como antes e depois no estudo deste tipo de formações.

De acordo com os dados descobertos, Old Faithful está localizado em um território onde existem vários depósitos ativos de magma. Reservas que aquecem a água acumulada no géiser e que geram a expulsão para o exterior dos mesmos. Uma característica que deve ser acompanhada pelos terremotos contínuos que podem durar mais de uma hora. Claro, a natureza nos dá uma trégua, uma vez que a separação entre cada uma delas é de 30 minutos. O processo é muito simples: após a erupção de água, Old Faithful é preenchido novamente com água quente e gases de pressão causados ​​pelo magma que está sendo expulso novamente. Posteriormente, o géiser reduz sua temperatura gerando numerosos terremotos e colapsos.


Crédito da Imagem: Nps.gov

Leia também! Assuntos relevantes