Os processos de divisão celular

Os processos de divisão celular

Por

O corpo humano passa por diversas divisões celulares a todo momento. Esta divisão acontece por meio de dois processos distintos: a mitose e a meiose. Vamos conhecer melhor estas duas atividades do nosso organismo!

Mitose

A mitose é uma divisão celular que acontece desde a formação da primeira célula humana, ainda no desenvolvimento do bebê, e que segue até o fim da vida. No útero materno, acontece um processo de duplicação de células que ajuda a formar o feto. A partir desse momento, o ser humano nunca mais deixa de realizar a mitose.

Essa divisão celular começa com a célula diploide (2n), que possui dois cromossomos. Depois disso, acontece a interfase, processo no qual ocorre a duplicação do material genético antes da divisão final das células.

Basicamente, a mitose é caracterizada pelas seguintes fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Meiose

A meiose é a divisão celular que acontece na produção das células sexuais do homem e da mulher, ou seja, para a formação do espermatozoide e do óvulo.

Na ejaculação, por exemplo, o homem elimina cerca de 300 milhões de células. Já no caso dos óvulos femininos, a mulher nasce com aproximadamente 400 mil, mas eles amadurecem e são eliminados uma vez por mês durante a adolescência e a vida adulta.

Os gametas humanos produzidos no processo da meiose são haploides, e só concluem sua carga genética quando se fundem. Espermatozoide e óvulo possuem 23 tipos de cromossomos.


Mais informações sobre a divisão celular

Todas as células do organismo humano são originadas da divisão celular, ou seja, células se dividem para formar novas células. O processo de divisão é comandado pelo núcleo da célula.

A mitose forma duas novas células. Esse tipo de divisão dá origem a duas células-filhas com número semelhante de cromossomos. A mitose é o processo que contribui para o crescimento do ser humano e para a regeneração de lesões e machucados.

A meiose atua na formação dos espermatozoides e dos óvulos. Nesse processo, os cromossomos se duplicam no núcleo da célula-mãe e se dividem no desenvolvimento dos gametas.

Leia também! Assuntos relevantes