Os Maias

Por

Os Maias foi uma civilização que habitou a região das florestas tropicais da Guatemala, de Honduras e da Península de Yucatán, no México. Esse povo viveu entre os séculos IV a.C e IX a.C.

A civilização Maia deixou um legado importante para as áreas da astronomia e da arquitetura. Esse povo foi responsável pela construção de pirâmides perfeitas, templos, palácios e monumentos com incrível precisão matemática.

Essa civilização também é lembrada por suas observações astronômicas e pela elaboração de calendários, entre os quais se destaca um complexo calendário que estabelecia com precisão os 365 dias do ano.

As cidades maias continham um núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas. O império maia era considerado um representante dos deuses no Planeta Terra.

A sociedade era dividida em nobres, sacerdotes, chefes militares, administradores do império e camponeses, que formavam a base da sociedade, além de artesãos e trabalhadores urbanos.

A civilização maia cultivava milho, feijão e tubérculos e criou avançadas técnicas de irrigação do solo.

A religião praticada era politeísta, com a adoração de vários deuses ligados à natureza.

O Império Maia entrou em declínio graças à chegada dos espanhóis à América, às mudanças climáticas e à ocorrência da baixa produtividade das lavouras. A cultura foi extinta, mas alguns elementos permanecem vivos, como o Templo das Inscrições Maia, localizado em Palenque, sítio arqueológico maia situado no estado mexicano de Chiapas; e Chichén Itzá, cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Yucatán.

Leia também! Assuntos relevantes