Os erros mais comuns ao fazer uma redação

Os erros mais comuns ao fazer uma redação

Por

Toda redação precisa seguir algumas orientações para que alcance o objetivo de ser clara, concisa e bem elaborada. Nos vestibulares e no Enem os estudantes devem prestar muita atenção aos requisitos exigidos.

O primeiro erro na hora de fazer a redação é deixá-la para o final da prova. Muitos professores afirmam que os estudantes devem começar qualquer vestibular pela redação.

Antes de começar a escrever, analise o tema e tente escrever um rascunho. Dessa forma você pode corrigir possíveis erros na hora de passar a redação a limpo no caderno oficial.

>>> Confira algumas dicas de redação <<<

Muitos estudantes cometem erros absurdos na hora de escrever a redação. Aqui você vai encontrar os erros mais comuns dos candidatos. Fique atento e evite esses erros na sua redação:

1 – Muitos estudantes fogem do tema da redação. Esse erro é muito comum e pode levar o candidato a tirar uma nota zero na redação. Para evitar que isso aconteça, leia muito bem a proposta e grife os principais pontos da temática.

2 – Também é comum que os estudantes errem o gênero do texto solicitado para a redação. A maioria das provas exige o gênero dissertativo-argumentativo. Esse erro também pode fazer com que o estudante zere na prova.

3 – Tente evitar o uso de argumentos fracos, clichês, chavões e senso comum. Seja original, mas sem exageros.

4 – Nunca coloque na redação informações jogadas de qualquer forma. Não utilize argumentos contraditórios. Esses erros são frequentes nas redações dos estudantes.

5 – Muitos candidatos erram a grafia e a concordância das palavras. É preciso prestar atenção na estrutura e na fluidez do texto.

6 – Alguns candidatos usam verbos no imperativo. Isso deve ser evitado. Expressões de ordem não devem ser utilizadas.

7 - É muito comum o uso de coloquialismo, gírias ou clichês. Isso faz com que o texto perca qualidade.


Evite esses erros e boa sorte!

Leia também! Assuntos relevantes