ENEM e Vestibular

Os erros mais comuns ao fazer uma redação

Um dos maiores desafios de vestibulares, provas de concurso e do Enem é a redação. Muitos alunos se sentem pressionados porque a redação tem um peso muito grande na nota final e, além disso, não se pode zerar na redação, pois a punição costuma ser a eliminação no exame.

Saiba quais são os erros mais comuns ao fazer uma redação e fique muito esperto na hora da prova para não cometer nenhum desses deslizes!

Redação ilegível

O avaliador não pode ter dificuldade para corrigir a sua redação por causa da sua caligrafia. Se sua letra é difícil de entender, comece a treinar agora mesmo. Poucos alunos sabem, mas, se na correção, sua letra não for compreendida, sua redação pode ser desclassificada.

Perder o foco e fugir do tema

Este não é um dos erros mais comuns ao fazer uma redação, mas é, sem dúvidas, o mais temido, pois se acontecer a nota é zero. Para evitar isso, a questão da redação deve ser lida e relida, a proposta deve estar muito clara para você, assim como o tema da redação e a abordagem que você vai fazer sobre o assunto, com seus argumentos bem definidos.

Estudante escrevendo redação

Faça sempre um rascunho

Nunca faça a redação diretamente na folha final de respostas. Utilize o espaço para rascunho, muitas provas já trazem este espaço. Ali, você pode errar à vontade, rabiscar, trocar palavras, remontar argumentos para, depois de finalizada, transferir a redação para o gabarito final.

Esquecer o título

Parece mentira, mas muitos alunos deixam para fazer o título ao final da redação e depois simplesmente esquecem, e entregam a redação sem título. Este é um dos erros mais comuns ao fazer uma redação e você precisa tomar cuidado para não dar esta bobeira!

Falta de coesão e coerência

O texto precisa ter coesão e coerência, fluência, as ideias precisam estar encadeadas, em frases e parágrafos bem definidos com introdução, desenvolvimento e conclusão. A coerência nas ideias é essencial, o texto precisa ter um sentido permanente para enviar uma mensagem com clareza. Em outras palavras, para ter coerência, você não pode afirmar um argumento no segundo parágrafo para negá-lo no terceiro.

Erros de ortografia

Esse é um dos erros mais comuns ao fazer uma redação, porque muitos alunos praticamente esquecem como é escrever à mão, usam os corretores do computador e do smartphone e não estão habituados à leitura. Entre os erros mais encontrados, estão:

• Pontuação;
  • Crase;
  • Erros Gramaticais;
  • Erros Ortográficos.

Para evitar o problema, treine bastante a grafia das palavras com as quais você tem dificuldade.

Leia: Ortografia da Língua Portuguesa

Usar linguagem coloquial

A linguagem apresentada na redação deve seguir a norma culta da língua. Por isso, é preciso evitar uma abordagem coloquial, o uso de expressões informais e populares. Além disso, a redação não deve apresentar abreviações, ambiguidades, erros de concordância e gírias.