Os 15 animais que tiram mais vidas humanas anualmente

Nosso planeta tem mais de 4,5 bilhões de anos e, durante todo esse tempo, passou por evoluções e adaptações. Os seres humanos têm uma história relativamente recente na Terra, em comparação com a idade do planeta, mas também tiveram que se adaptar e evoluir para sobreviver e dominar as demais espécies animais.

Desde a criação da raça humana, tivemos que aprender a coexistir com diversas espécies, muitas delas perigosas para a nossa própria existência. Nossa inteligência, obviamente, nos permitiu desenvolver métodos de sobrevivência, o que reduziu muito o número de seres humanos mortos por outros animais. Ainda assim, se estima que, anualmente, um milhão de pessoas morram vítimas do contato com espécies de animais selvagens.

Confira neste texto os 15 animais que mais causam mortes humanas atualmente!

Top 15 dos animais mais mortais do mundo para os seres humanos

1 – Tubarões – Os oceanos estão cheios de predadores para o homem, e os tubarões estão nesta lista. Existem cerca de 500 espécies diferentes de tubarões e os ataques destes animais matam uma média de 10 pessoas no mundo todos os anos.

2 – Lobos – Os lobos estão presentes principalmente na América do Norte. Eles atacam humanos ocasionalmente em florestas e são os melhores caçadores do mundo. Esta espécie também mata cerca de 10 pessoas por ano.

3 – Leões – O leão da África é um predador extremamente conhecido, e pode ser visto em zoológicos e safaris pelo mundo todo. Essa proximidade do leão com o homem faz com que ele esteja nesta lista. Em média, a espécie mata 100 pessoas por ano.

4 – Elefantes – Os elefantes também matam cerca de 100 pessoas por ano no planeta. Eles são os maiores mamíferos terrestres do mundo e vivem principalmente nas áreas nativas da África. Na maior parte dos casos, os elefantes matam pessoas pisoteadas.

5 – Hipopótamos – O Hipopótamo também é encontrado na África. Ele pode chegar a pesar mais de 3.000 quilos. Os animais são bastante agressivos e territorialistas. Eles costumam matar muitos pescadores que caem nas águas. Por ano, as mortes chegam a 500 casos.

6 – Crocodilos – Os crocodilos são predadores de emboscada, e são muito perigosos. Eles atacam de forma rápida e certeira e chegam a matar aproximadamente 1000 pessoas por ano.

7 – Tênia – A tênia é um tipo de verme, bastante presente em países pobres. Este parasita ataca o trato digestivo e rouba os nutrientes dos seres humanos. Se a doença não é tratada, o hospedeiro pode morrer. Pelo menos 2000 óbitos são registrados todos os anos.

8 – Parasita Ascaris – Este tipo de parasita é muito mortal. Ele ataca o sistema imunológico do hospedeiro e pode causar obstruções intestinais fatais. A falta de tratamento adequado faz com que o parasita mate 2500 pessoas por ano.

9 – Caracóis de água doce – Os caracóis matam milhares de pessoas todos os anos. De uma forma geral, 10.000 vidas humanas são tiradas pela espécie por ano, em razão da presença do parasita que provoca a esquistossomose.

10 – Insetos Assassinos – Uma espécie de insetos assassinos causa quase 10.000 mortes de seres humanos por ano, por causa do parasita da doença de Chagas. Eles podem ser encontrados em várias regiões do mundo, como no Brasil, nos Estados Unidos e na Austrália.

11 – Moscas tsé-tsé – Essa espécie de mosca também é mortal e causa cerca de 10.000 óbitos por ano. É encontrada na África, principalmente nas áreas rurais na região subsaariana. Causa febre, anemia e insuficiência renal.

12 – Cães – Os cães são animais muito próximos ao homem, mas também estão na lista dos maiores causadores de mortes humanas. Eles são responsáveis por matar cerca de 25.000 pessoas a cada ano.


13 – Serpentes
Cobras
As cobras podem ter um veneno mortal. Em média, elas matam aproximadamente 50.000 pessoas todos os anos.


14 – Seres Humanos
Violência Humana
Ironicamente, um dos animais que mais tiram a vida dos seres humanos é o próprio homem. A violência e a loucura do mundo fazem com que 475.000 pessoas morram todos os anos por terrorismo, assassinatos ou algum tipo de conflito militar.


15 – Mosquitos
Mosquitos
Os maiores causadores de morte humana no mundo são os mosquitos. Eles matam uma média de 725.000 pessoas a cada ano. Esses insetos carregam todos os tipos de doenças, incluindo a Febre Amarela, o Zika Vírus, a Dengue e a Malária.

Leia também! Assuntos relevantes