Organograma

Por

O organograma é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas. É um tipo de diagrama que serve para representar as relações hierárquicas da organização, separando cargos e setores de forma clara e didática.

O organograma pode ser utilizado para representar a distribuição de setores, unidades, cargos e comunicação. Esse tipo de representação foi criado pelo norte americano Daniel C. MacCallum, em 1856.

Hoje, os organogramas são ferramentas importantes para a organização das empresas, pois mostram sua estrutura e como funcionam as relações dentro do ambiente corporativo. O organograma é basicamente uma representação gráfica formal de uma organização.

Os organogramas podem ser representados de diversas formas. O organograma mais comum é chamado de organograma tradicional ou clássico, que apresenta as informações estruturais da empresa em unidades funcionais. Esse tipo de gráfico mostra todas as unidades administrativas e suas funções.

No organograma sempre podemos encontrar setores relevantes, como a Tesouraria, o Departamento de Compras, a Portaria, o Setor de Produção, a Gerência Administrativa, a Diretoria Técnica, a Secretaria, entre outros departamentos.

No organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior será a autoridade e a importância da atividade na organização. De uma forma geral, os organogramas são elaborados com retângulos e linhas.

Leia também! Assuntos relevantes