Organização dos Estados Americanos (OEA)

Organização dos Estados Americanos (OEA)

Por

A Organização dos Estados Americanos é um dos mais antigos organismos regionais do planeta. Ela foi fundada em 1948 com a assinatura, em Bogotá, Colômbia, da Carta da OEA, documento que entrou em vigor em dezembro de 1951.

A OEA foi criada para promover ordem de paz e de justiça, solidariedade, e defender a soberania, a integridade territorial e a independência dos países do continente americano.

Hoje, a organização conta com 35 países e constitui o principal fórum governamental político, jurídico e social do hemisfério.

Um fato interessante é que a Organização dos Estados Americanos foi fundada dois anos após a ONU - Organização das Nações Unidas.

A sede da OEA fica na cidade de Washington DC, nos Estados Unidos.

Países Membros:
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela, Barbados, Trinidad e Tobago, Jamaica , Granada, Suriname, Dominica, Santa Lúcia, Antígua e Barbuda, São Vicente e Granadinas, Bahamas, São Cristóvão e Nevis , Canadá, Belize, Guiana.

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes