Orfismo

Por

O Orfismo foi um movimento artístico que se manifestou na pintura da França. O movimento foi considerado efêmero e nasceu a partir do cubismo, em 1912.

O nome orfismo foi dado ao movimento por Guillaume Apollinaire. A referência do movimento era Orfeu, um poeta da mitologia grega.

Entre os principais seguidores do orfismo estavam pintores como Robert Delaunay, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp e Frank Kupka. Os artistas do orfismo utilizavam a cor como um elemento de expressão artística. O orfismo foi muito influente na pintura alemã, principalmente nos trabalhos de Macke, Marc e Paul Klee.

O Orfismo também foi chamado de Cubismo Órfico. O movimento artístico teve curta duração, mas foi bastante marcante por apresentar traços de abstração e por estabelecer um aspecto mais lírico e colorido ao cubismo intelectual, que era a vertente seguida por artistas como Pablo Picasso e Jean Antoine Arthur Gris.

O orfismo foi marcado pela expressão artística, pelo instinto e pela pintura pura. As pinturas do orfismo eram produzidas com inspiração, beleza e sentimento.

Leia também! Assuntos relevantes