Orações Subordinadas

No Português, estudamos as Orações Subordinadas, que são aquelas orações que desempenham uma função sintática sobre outras orações. Isso significa que, uma oração subordinada depende de outra oração.

Gramaticalmente, a oração subordinada estabelece uma relação com a oração principal. Na prática, ela apresenta certa dependência de sentido com a oração principal.

Podemos dizer ainda que uma oração principal perderia o sentido se não fosse relacionada à oração subordinada, pois ela não teria uma função sintática completa. Sendo assim, quando a oração subordinada se encaixa na oração principal, elas se complementam e dão sentido ao período.

Existem orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas. As desenvolvidas são introduzidas por pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas e têm um verbo no modo indicativo ou subjuntivo. Já as reduzidas não começam com pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas e têm o verbo no gerúndio, particípio ou no infinitivo.

Resumidamente, a oração subordinada pode ser compreendida como: a oração que se encaixa na oração anterior (principal), completando a função sintática que está ausente na primeira oração.


Confira um exemplo: É bom que você preste mais atenção nas aulas!

Oração Principal: É bom

Oração Subordinada: Que você preste mais atenção nas aulas

Note que este período é composto, formado por duas orações, sendo que a segunda complementa a primeira. As orações subordinadas podem ser de três tipos: substantivas, adjetivas ou adverbiais. Entenda!

Substantivas: desempenham funções sintáticas do substantivo. Ex.: Meu desejo era que me dessem um presente.

Adjetivas: desempenham funções sintáticas do adjetivo. Ex.: Cape Town, na África do Sul, é considerada a cidade mais bonita do mundo.

Adverbiais: desempenham funções sintáticas do advérbio. Ex.: Já que está chovendo ficaremos em casa.


Assista à videoaula, professor Sidney Martins:


Orações Subordinadas Substantivas

Podem ser Subjetivas, Predicativas, Completivas Nominais, Objetivas Diretas, Objetivas Indiretas e Apositivas.

Orações Subordinadas Adjetivas

Podem ser Explicativa ou Restritiva/Reduzida.

Orações Subordinadas Adverbiais

Podem ser Causais, Comparativas, Concessivas, Condicionais, Conformativas, Consecutivas, Finais, Temporais, Proporcionais.


As orações subordinadas são estudadas nos anos avançados do Ensino Fundamental e reforçadas durante todo o Ensino Médio por conta da grande importância que têm em provas de vestibulares e no Enem.

Leia também! Assuntos relevantes