Ópticas Geométricas

Ópticas Geométricas

Por

Ópticas geométricas fazem referência ao ramo da física e da óptica que avalia o feixe de luz para a construção das imagens geométricas. A óptica geométrica também é chamada de ótica ondulatória, que é estudada desde o século XIX.

A base desse estudo é a refração, a difração, a interferência e a polarização da luz, que necessitam da natureza ondulatória da luz para existir. A óptica geométrica também leva em conta a propagação da energia da onda, o chamado raio de luz.

Essa área de estudo explica a formação de imagens e conta com algumas leis que descrevem o comportamento geométrico da luz nos fenômenos ópticos.

Conheça alguns fenômenos ópticos:

Reflexão da luz – Ocorre quando a luz incide em uma superfície que separa dois meios e, em seguida, volta ao meio original. A reflexão pode ser difusa ou espetacular.

1 - Reflexão difusa – Acontece em todas as direções. Acontece quando a reflexão é produzida por todos os corpos que não apresentam uma superfície polida como um espelho.

2 - Reflexão especular – Acontece quando o feixe de luz incide numa superfície polida e volta para o meio original. Esse tipo de reflexão permite a formação de imagens.


Leis da reflexão

A reflexão conta com algumas leis fundamentais. Veja:

1 - O raio incidente na superfície refletora e o raio refletido pertencem a um mesmo plano.

2 – O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.

No chamado Espelho Plano, qualquer superfície lisa e plana pode refletir a luz, formando uma imagem virtual ou uma imagem de um objeto extenso.


Características da imagem do espelho plano:

1 - Imagem virtual – É aquela que se forma atrás do espelho, na interseção dos prolongamentos dos raios refletidos.

2 - Imagem de um objeto extenso – É aquela que tem o mesmo tamanho do objeto e é simétrica em relação ao espelho. Nesse tipo de imagem, a distância da imagem em relação ao espelho é igual à distância do objeto ao espelho.

Leia também! Assuntos relevantes