Ondas Eletromagnéticas

Ondas Eletromagnéticas

Por

As ondas eletromagnéticas são estudadas na física e estão presentes em algumas leis importantes, como a lei do eletromagnetismo. Essas ondas são formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico.

As ondas eletromagnéticas se propagam no espaço perpendicularmente e seguem na direção de propagação da energia. Os primeiros estudos sobre esse tipo de onda foram feitos por James Clerk Maxwell, um físico escocês do século XIX.

Maxwell foi o primeiro a provar teoricamente que uma perturbação eletromagnética se propaga no vácuo com uma velocidade igual à da luz.

Leis de Maxwell
Maxwell estabeleceu leis básicas para o eletromagnetismo com base na Lei de Coulomb, na Lei de Ampère e na Lei de Faraday. Maxwell também trabalhou na teoria de que eletricidade, magnetismo e óptica são manifestações diferentes do mesmo fenômeno físico.

Maxwell foi responsável por descrever as ondas eletromagnéticas que hoje são utilizadas nas ondas de rádio, na radiação infravermelha e nos raios X.

A primeira verificação experimental das ondas eletromagnéticas foi feita por Heinrich Hertz, em 1887. Hertz trabalhou com ondas eletromagnéticas em circuitos oscilantes e em circuitos sintonizados na mesma frequência.


Assista a vídeo aula:


Exemplos
As ondas de rádio são exemplos de ondas eletromagnéticas. Nas emissoras de rádio essas ondas possuem frequências que variam em cerca de108 hertz.

As emissoras de TV utilizam o mesmo princípio nas transmissões, mas trabalham com ondas eletromagnéticas em frequências mais altas.

Leia também! Assuntos relevantes