Ocorrência das chuvas no Brasil

Ocorrência das chuvas no Brasil

Por

O clima no Brasil é predominantemente tropical, mas como o nosso país tem dimensões continentais, é comum que diferentes regiões apresentem variações climáticas bastante particulares. Em relação ao regime de chuvas, o Brasil tem localidades onde chove mais e áreas conhecidas no nordeste onde existe uma escassez hídrica.

Um fator que influencia o regime de chuvas no Brasil é a vegetação, com destaque para a Floresta Amazônica, que é capaz de influenciar o clima em todos os Estados. O processo de evapotranspiração, que é a umidade liberada pela floresta para a atmosfera, pode explicar as chuvas. O ar úmido das florestas brasileiras é responsável pela formação de chuvas em diversas regiões do país.

Outros fatores, como massas de ar e fenômenos climáticos, também controlam o clima e a ocorrência de chuvas no Brasil. Dois eventos importantes nesse contexto são o El Niño e o La Niña, fenômenos cíclicos que interferem nas chuvas e mudam massas de ar.

O El Niño, por exemplo, provoca diminuição das chuvas no Nordeste e torna a região Sudeste mais quente. Já no sul do país, o fenômeno intensifica o regime de chuvas. Enquanto isso, o La Niña provoca mais chuvas na região Norte e no Nordeste.

O desmatamento da Floresta Amazônica também é um fator que tem prejudicado o regime de chuvas no país, sendo apontado como uma das causas para a maior seca enfrentada pelo Estado de São Paulo em 2015.

Leia também! Assuntos relevantes