Oceanos

Por

Os oceanos são corpos contínuos de água salgada, que correspondem a maior parcela de componentes da superfície da Terra. Os oceanos formam a maior parte da hidrosfera, chegando a ocupar 71% da superfície do planeta.

Os oceanos terrestres são divididos em várias partes e estão espalhados por continentes e arquipélagos. Oficialmente, temos cinco oceanos na Terra, definidos pela Organização Hidrográfica Internacional.

Os oceanos são as maiores porções de água do planeta. Em seguida, temos os mares, golfos e estreitos, que são formados por um volume menor de água.

Podemos dizer, então, que um oceano é uma grande massa de água, que foi formada há mais de 4 bilhões de anos. A água salgada é uma característica peculiar dos oceanos. Ela é resultante de diversas erupções vulcânicas que espalharam os sais pelo planeta Terra.

O oceano é importante para a manutenção da vida, para regular a temperatura do planeta e para produzir oxigênio. Além disso, o ambiente possui 80% das espécies animais do planeta.

Os cinco oceanos da Terra são: Atlântico, Índico, Pacífico, Polar Ártico e Polar Antártico.

Leia também! Assuntos relevantes