Objetos indígenas

Por

A arte indígena é muito rica e diversificada. Os índios, tradicionalmente, fazem trabalhos manuais e constroem objetos e peças que são considerados arte.

Em geral, o artesanato indígena é produzido para ser utilizado em rituais ou tradições cotidianas da tribo. A confecção de objetos indígenas envolve o uso de pigmentos naturais, plumas, fibras vegetais, argila, madeira e pedras.

Cada tribo apresenta sua forma de se expressar, por isso as peças são bem diferentes. Entre os principais objetos indígenas temos: cuias, cestos, cabaças, redes, remos, flechas, bancos, máscaras, esculturas, mantos e cocares.

Esses objetos são utilizados como moeda de troca ou são comercializados para o homem branco com a finalidade de geração de renda. A maior valorização da cultura indígena também tem levado esses objetos aos museus e mostras culturais.

Os índios confeccionam seus próprios acessórios e armas. Eles são conhecidos por fabricarem arcos perfeitos, enfeites plumários, como cocares, braceletes, cintos e brincos; e objetos de madeira, como o pilão.

Com a técnica do trançado, os índios fabricam cestos, bolsas e esteiras. Eles também fazem cerâmica e entalham madeira.

O índio utiliza a matéria-prima disponível na natureza para produzir objetos necessários ao dia-a-dia, como ferramentas, instrumentos, utensílios e ornamentos.

Os indígenas também fabricam suas proprias canoas e jangadas utilizando troncos de árvores e fibras vegetais. Eles ainda confeccionam remos, bancos de madeira e máscaras.

A cestaria também é um ícone da sociedade indígena. Os índios também fazem instrumentos musicais e cachimbos. A maior parte desses objetos é produzida pelas mulheres da tribo.

Leia também! Assuntos relevantes