O Sistema Inercial

Na Física, chama-se de sistema inercial, sistema referencial ou ainda referencial inercial, todo sistema que serve como referência e que possui corpos livres que não têm sua condição de movimento alterada. Neste caso, os corpos não apresentam forças aplicadas, ou seja, eles não sofrem acelerações.

Segundo o sistema referencial, tais corpos podem estar parados ou em movimento retilíneo uniforme. No sistema inercial, temos sempre dois corpos que se movem no mesmo sentido e na mesma velocidade.


Características do sistema inercial

O sistema inercial recebe este nome por que apresenta dois corpos, sendo que o referencial de um dos corpos é inercial em relação ao outro. Isso significa, basicamente, que a velocidade de um corpo quando comparada a do outro é nula. Pode até existir uma variação de velocidade, mas ela não irá interferir em nada.

Neste tipo de sistema, as forças dissipativas, como a resistência do ar, por exemplo, influenciam de forma mínima no movimento dos corpos.

Segundo a Primeira Lei de Newton, uma partícula em repouso permanece nesta condição, e uma partícula em movimento segue em movimento. De acordo com esta afirmação, a lei mostra que uma partícula isolada pode estar em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.


Veja também:
As Leis de Newton

Além disso, é possível dizer que qualquer movimento do corpo depende do ponto de vista do observador inercial. Este sistema de referência que é utilizado é chamado de sistema inercial de referência.

Observador Inercial

Para o observador inercial, um corpo livre em repouso pode ser apontado como um corpo em movimento, com velocidade constante em relação a outros observadores inerciais. Vale ressaltar que o sistema inercial possui coordenadas.

Na área da mecânica clássica, um sistema inercial é classificado como aquele no qual os símbolos de Christoffel, obtidos pela função lagrangeana, se anulam.

Este conteúdo é bastante importante para a mecânica e deve ser estudado com atenção por estudantes que desejam se aprofundar na Física e na área de Exatas.

Leia também! Assuntos relevantes