O que são os Black Blocs?

O que são os Black Blocs?

Por

Os últimos protestos violentos que aconteceram nas capitais brasileiras foram marcados pela presença de um grupo específico de manifestantes: os Black Blocs. Esses manifestantes são adeptos de uma estratégia anarquista e violenta de manifestações.

O termo Black Bloc significa bloco negro. O grupo está presente em vários países do mundo de forma independente. No Brasil, os black blocs estiveram em diversos atos, principalmente nas ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Os grupos são reconhecidos por suas roupas e máscaras pretas. Os black blocs sempre cobrem o rosto durante as manifestações para dificultar a identificação pela polícia.

O Black Bloc tem uma ideologia que questiona a ordem vigente da sociedade. O grupo se manifesta contra o capitalismo e contra a globalização.

O grupo Black Bloc surgiu na Alemanha, na década de 1970, e se espalhou pelo mundo. No Brasil, as ações do black bloc deixaram vários danos à propriedade nas grandes capitais. Os manifestantes destruíram fachadas de lojas, vidraças de bancos e bens públicos.

Os confrontos entre os black blocs e a polícia são frequentes e muitos manifestantes acabam presos.

Leia também! Assuntos relevantes