O que são cursos reconhecidos pelo MEC?

O que são cursos reconhecidos pelo MEC?

Por

Os cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) são aqueles que foram avaliados e tiveram sua qualidade comprovada. Esta avaliação é feita em todas as instituições de ensino superior e garante a autorização para que as universidades funcionem e ofereçam cursos.

Na prática, os cursos reconhecidos pelo MEC são aqueles reconhecidos pelo governo brasileiro. As instituições de educação superior só podem começar suas atividades depois de obterem o credenciamento do MEC e a autorização para oferecer cada curso.

Este credenciamento e autorização de cursos depende de um processo, onde são considerados a qualidade, os professores, a infraestrutura e o currículo do curso. Após a conclusão, o reconhecimento é publicado no Diário Oficial da União.

Os estudantes podem conferir se um curso tem ou não reconhecimento do MEC por meio do site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Quando a instituição não é credenciada pelo MEC, ela fica proíbida de emitir diplomas de conclusão de curso. Por isso, os estudantes precisam ficar atentos à qualidade das universidades e de seus cursos superiores.

Leia também! Assuntos relevantes