O que pode ser quando a língua fica dormente?

O que pode ser quando a língua fica dormente?

Por

É fato que, hoje em dia, devemos cuidar de nossa saúde de forma primordial. Todos os detalhes devem ser levados em consideração, pois os variados sintomas sentidos podem ser correspondentes a doenças ou complicações posteriores. Por isso, devemos nos atentar a cada alteração em nosso corpo e organismo, para que o diagnóstico possa ser feito em tempo e possa evitar demais problemas.

Um dos órgãos que não possui tratamentos específicos, mas que também merece atenção é a língua. A língua é um órgão muscular que faz parte do sistema digestivo, composta de fibras musculares e fibras esqueléticas. Ela auxilia no processo digestório, empurrando a comida, como também é a responsável por sentir os gostos dos alimentos e bebidas, responde à pressão, a dor e ao calor. Se você sente ou já sentiu alguma alteração em seu paladar por conta da língua, ou então sensações diferenciadas na própria língua, deve avaliar todos os sintomas e buscar mais informações sobre.

Algumas pessoas se queixam de formigamento na língua, podendo levar a perda do paladar, a fala se torna mais arrastada e lenta e gosto amargo na boca. Mas quais são as suas possíveis causas?


CAUSAS EXTERNAS

Por vezes, acabamos por nos machucar ou acidentar na região da face, atacando diretamente a língua. Sejam por mordidas, ingestão de alimentos muito quentes ou extremamente gelados, inflamações, infecções, traumas, fraturas e outros podem causar dormência na língua. Para isso, há algumas pomadas e medicamentos específicos que tratam e curam estas peculiaridades em dias ou semanas.


PROBLEMAS NEUROLÓGICOS

Há casos de pessoas que possuem alterações neurológicas e já sentiram o formigamento na língua. Este formigamento pode ser proveniente de casos de ansiedade, níveis elevados de estresse do dia-a-dia, transtornos de ansiedade frequentes, dentre outros. Nestes casos, é necessário que o caso seja verificado por um médico especialista e o tratamento é realizado com psicoterapia ou medicações específicas para cada problema.


MEDICAÇÕES

Algumas medicações podem causar dormência na língua, como os antibióticos que atuam no tratamento de infecções por bactérias. As anestesias locais, por conta de procedimentos odontológicos, também podem levar à dormência. Nestes casos, é recomendado informar o médico especialista e descontinuar os procedimentos.


PARESTESIA

Logo após algum procedimento odontológico que realize cirurgia, como a extração dos sisos, é geralmente comum o paciente sentir formigamento na língua por uma quantidade de tempo mais longa que o normal. Isso ocorre por conta de algum aparelho ou equipamento utilizado durante o procedimento ter contato com algum nervo sensorial, ocasionando em sensações cutâneas que são experimentadas sem qualquer estímulo. O termo utilizado neste caso é a parestesia, que pode durar de alguns dias até meses e pode ser tratada com medicamentos ou então com a própria ação do organismo.


HIPOGLICEMIA

A hipoglicemia é a falta de açúcar no sangue, que necessita de glicemia para gerar energia para as nossas células. Dentre todos os sintomas, a língua dormente se destaca e deve ser avaliada por um médico.


DOENÇAS CARDIOVASCULARES GRAVES

Algumas doenças cardiovasculares mais graves como o derrame, a esclerose múltipla e o AVC (Acidente Vascular Cerebral), podem gerar sintomas como a dormência da língua. Se você apresenta algum outro sintoma que sugira um destes tipos de doenças, é necessário que se procure um especialista e sejam realizados exames para as constatações de maneira imediata. Desta maneira, a prevenção é feita rapidamente.


CÂNCER E TUMOR

Em alguns casos, o paciente pode sentir, dentre muitos outros sintomas, a dormência e formigamento na língua, causados por câncer ou tumor na região da face (mais precisamente na boca ou língua). Seguindo instruções do médico, o paciente realiza uma série de exames para o diagnóstico ser constatado corretamente e os tratamentos começam a ser iniciados.


PROBLEMAS DIVERSOS

A dormência na língua também pode ser causada por variados problemas ou deficiências de nosso organismo, como a baixa de cálcio no sangue, deficiência de Vitamina B12, baixos níveis de hormônios da paratireoide, surgimento de hipotireoidismo, ingestão de alguns tipos de frutos do mar (como a baracuda e as enguias fugu), dentre outros. Para todos os casos, a procura de um médico deve ser imediata, para que o mesmo possa identificar a pontualidade do problema e diagnosticar o paciente para que este malefício não o incomode mais.

Leia também! Assuntos relevantes