O que foi decidido no Rio+20?

O que foi decidido no Rio+20?

Por

A Rio+20, Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável realizada pela ONU no Rio de Janeiro, acabou com muitas críticas ao texto final. Um dos grandes fracassos da conferência diz respeito a falta de empenho financeiro dos países ricos para implementação de ações de incentivo ao desenvolvimento sustentável.

De uma forma geral, a Rio+20 resultou no fortalecimento do Pnuma, o Programa de Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas. Também houve uma negociação sobre um novo instrumento internacional para uso sustentável da biodiversidade e conservação dos oceanos.

Os países em desenvolvimento queriam criar um fundo de US$ 30 bilhões/ano, financiado pelas nações ricas, para a implantação de uma economia verde, mas as negociações não avançaram e o fundo não saiu do papel.

No final da conferência, os 188 países participantes adotaram oficialmente o documento intitulado "O futuro que queremos". O documento prevê a criação de um fórum político de alto nível para o desenvolvimento sustentável dentro das Nações Unidas.

O texto final da Rio+20 também estabelece a erradicação da pobreza como desafio global. O documento sofreu críticas por não estabelecer novos objetivos de desenvolvimento sustentável. O texto da conferência foi classificado como “fraco”.

Leia também! Assuntos relevantes