O que é Rio+20?

Por

A Rio+20 foi uma conferência sobre desenvolvimento sustentável que aconteceu no Rio de Janeiro.

A Rio+20 foi um evento internacional que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012. A conferência foi promovida pela Organização das Nações Unidas para debater temas relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

O encontro marcou o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992.

A Rio+20 reuniu chefes de Estado e de Governo, ativistas ambientais, cientistas e representantes de mais de 150 países. Os temas do encontro foram: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e a “Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.

Como resultado, a Rio+20 deixou um legado que ainda está em construção: definir mestas de emissão de poluentes para os países. Os resultados da conferência devem ser vistos nos próximos três anos e meio com a definição dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, um novo tratado sobre o clima e uma nova regulamentação de proteção aos oceanos.

Os progressos importantes da Rio+20 incluem a discussão sobre a criação de um novo indicador para substituir o Produto Interno Bruto (PIB), o fortalecimento do órgão da ONU para o meio ambiente (Pnuma) e o debate sobre consumo sustentável.

Leia também! Assuntos relevantes