O que é pedagogia social?

Pedagogia Social é uma área do conhecimento que se dedica ao estudo das questões da sociedade e da formação para o desenvolvimento humano. Esta área é baseada na Teoria Geral da Educação Social.

A pedagogia social nasceu a partir das ideias de Rudolf Steiner sobre organização social. Em 1919, Steiner lançou uma obra chamada de “Trimembração do Organismo Social”, que falava sobre os grupos sociais e o desenvolvimento de ações sociais e responsabilidade social.

A pedagogia social começou a se tornar popular em 1950, graças à contribuição do médico antroposófico, Dr. Bernard Lievegoed. Neste ano, Lievegoed foi convidado para ser professor de Psicologia Social na Faculdade de Administração Empresarial de Roterdã. Com isso, ele criou a disciplina de Pedagogia Social.

De uma forma geral, a Pedagogia Social é uma área de conhecimento das Ciências da Educação. Ela tem uma base teórica para as práticas de Educação Popular, Educação Sociocomunitária e práticas de Educação não escolares. A Pedagogia Social é vista como uma área importante e estratégica para viabilizar uma Educação integral.