O que é o SiSU (Sistema de Seleção Unificada)?

O que é o SiSU (Sistema de Seleção Unificada)?

Por

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação. O sistema foi desenvolvido para ajudar a selecionar estudantes para as vagas das universidades públicas do país.

Para participar do Sisu, os estudantes devem utilizar a nota do Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio. Nesses casos, os candidatos não precisam prestar o vestibular, mas apenas utilizam a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo.

As regras e notas de corte do Sisu são disponibilizadas no site do programa, onde os candidatos também podem consultar as vagas e as instituições disponíveis. O Sisu tem sido considerado um importante sistema informatizado que garante a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil.

O Sisu pode ser encarado como um vestibular nacional, que oferece milhares de vagas em dezenas de universidades em todos os Estados do Brasil. Para participarem do sistema de seleção, as instituições de ensino precisam aderir ao programa.

O site do Sisu é o www.sisu.mec.gov.br. Todas as etapas do programa devem ser feitas nessa página da internet. Lembrando mais uma vez que, para participar da seleção, é preciso ter prestado o Enem do ano anterior.

No sistema, o candidato pode escolher dois cursos de graduação utilizando as notas de corte das instituições. O Sisu calcula a nota do candidato levando em consideração os pré-requisitos do curso pretendido.

O Sisu sempre realiza duas chamadas. Os estudantes podem obter mais informações pela Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161, ou pelo e-mail contatosisu@mec.gov.br.

Leia também! Assuntos relevantes