O que é o ProUni?

Por

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004 pelo Governo Federal a fim de conceder bolsas de estudo integrais e parciais de cinquenta por cento ou de vinte e cinco por cento para estudantes dos cursos de graduação ou seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior.

Para fazer parte do programa o brasileiro candidato à bolsa integral não pode ter nível superior completo e necessita ter renda familiar per capita menor que um salário mínimo e meio. Os concorrentes aos descontos de vinte e cinco e cinqüenta por cento também não podem ter diploma de nível superior e renda familiar per capita superior a três salários mínimos.

Os estudantes candidatos necessitam ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular com bolsa integral. O processo seletivo do ProUni acontece por meio do Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio). A instituição de ensino superior que irá receber o estudante também pode definir critérios particulares de seleção do bolsista.

No Enem o aluno precisa atingir pelo menos 400 pontos para se candidatar ao ProUni. Quanto melhor o desempenho no exame, maior a chance de conseguir a bolsa.

Os alunos que conseguem adesão ao programa passam por avaliações de manutenção. Caso o desempenho nos estudos esteja a baixo da média estabelecida eles são sacados do ProUni.

Os principais críticos do programa apontam que os recursos destinados às bolsas poderiam ser investidos em instituições de ensinos que estão sucateadas e espalhadas por todo o país. Porém, muitos educadores e pedagogos renomados dizem que essa é uma das melhores formas de disseminar a educação de nível superior entre as pessoas de baixa renda.

Juliana Miranda - GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes