Pedagogia

O que é o Ideb?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica serve para medir a qualidade das escolas da rede de ensino no Brasil. Para calcular, é usado como base o desempenho dos alunos em provas do Inep e em taxas de aprovação. O Ideb de determinada instituição de ensino só vai melhorar se o estudante marcar presença na sala de aula, aprender a matéria e não repetir de ano.

Os responsáveis e os pais dos alunos podem monitorar a qualidade da escola usando o índice. Gestores públicos e particulares também acompanham o Ideb para traçar metas e programas para melhorar o rendimento de uma escola ou região.

A escala de apresentação do índice é de zero a dez. Ele é medido a cada dois anos. O objetivo é chegar à nota 6 até 2022. A marca corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos. Atualmente, o a média brasileira registra nota 3,6 no Ensino Médio e 4,2 no Ensino Fundamental.

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com