O que é o FIES?

Por

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil. O programa foi criado para facilitar o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino superior em universidades particulares.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), que concede financiamento a estudantes matriculados em cursos superiores presenciais e não gratuitos. Para que uma universidade possa ser financiada pelo Fies, os cursos devem apresentar uma avaliação positiva.

O financiamento é dedicado aos estudantes de cursos oferecidos por instituições de ensino superior. Não podem participar ou solicitar o Fies, os estudantes cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento ou aqueles que já tenham sido beneficiados com financiamento do FIES anteriormente.

Leia também: Saiba como entrar na faculdade usando os programas governamentais.

Os estudantes de escolas públicas que queiram solicitar o FIES para a universidade, deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Fies pode financiar cursos de graduação com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A taxa de juros do financiamento estudantil do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos. As inscrições para o programa são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES, na internet.

Leia também! Assuntos relevantes