O que é o CNPq?

Por

O CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é uma agência do governo brasileiro. Essa agência está vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O objetivo do CNPq é fomentar a pesquisa científica e tecnológica no Brasil, além de incentivar a formação de novos pesquisadores para o país. O conselho começou a se estruturar em 1946, quando o Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, propôs ao então Presidente Eurico Gaspar Dutra, a criação do conselho nacional de pesquisa.

A lei que criou o CNPq foi assinada em 15 de janeiro de 1951. Segundo a legislação, o Conselho deveria conceder recursos para pesquisa e formação de pesquisadores e técnicos no Brasil. O CNPq também teria o objetivo de promover a cooperação entre as universidades nacionais e o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e instituições estrangeiras.

Em 1974, a agência passou a ser chamada de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Hoje, o CNPq é de responsabilidade de uma Diretoria Executiva, e conta com comitês de assessoramento entre a comunidade científica e tecnológica.

Para maiores informações, acesse: http://www.cnpq.br/

Leia também: Saiba como entrar na faculdade usando os programas governamentais.

O CNPq oferece bolsas de auxilio à pesquisa em várias modalidades para estudantes de mestrado e doutorado no Brasil. As bolsas são destinadas a pesquisadores experientes para o fomento científico ou tecnológico em universidades do Brasil e do exterior.

A agência também trabalha com o financiamento de publicações científicas, realização de congressos científicos, intercâmbios científicos e capacitação para pesquisadores.

Leia também! Assuntos relevantes