O que é mensalão?

Por

O mensalão foi o principal escândalo do primeiro mandato do ex-presidente Lula.

O caso Mensalão foi um esquema fraudulento que aconteceu durante o governo do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Nesse esquema havia pagamento de propina a parlamentares para que votassem a favor de projetos do governo. Esse foi o principal escândalo do primeiro mandato de Lula no cargo de presidente da república.

O caso do mensalão foi denunciado no dia 6 de junho de 2005, pelo jornal 'Folha de S.Paulo'. O periódico publicou uma entrevista com o deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), na qual ele revela a existência do esquema de corrupção.

No esquema, congressistas aliados recebiam um "mensalão" de R$ 30 mil do então tesoureiro do PT, Delúbio Soares. O esquema teria sido realizado entre 2003 e 2004. José Dirceu, que era ministro da Casa Civil, foi apontado como o chefe do esquema.

Outra pessoa a fazer parte da fraude era o publicitário mineiro Marcos Valério, que seria o operador do mensalão. O caso também teve outras 37 pessoas envolvidas. Os corruptos seriam dos seguintes partidos: PL (Partido Liberal), PP (Partido Progressista), PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

Os envolvidos no mensalão foram indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta e evasão de divisas. Em agosto de 2007, o Supremo Tribunal Federal acatou a denúncia da Procuradoria Geral da República e abriu o processo contra os envolvidos no escândalo do Mensalão.

Leia também! Assuntos relevantes