O que é manufatura integrada?

O que é manufatura integrada?

Por

A Manufatura Integrada é uma tecnologia desenvolvida para computadores com o objetivo de automatizar e facilitar a administração de setores produtivos com total eficiência. Por meio da Manufatura Integrada por Computador é possível ter uma visão integral do sistema de produção automatizado, desde a seleção e entrada da matéria prima, passando pelos diversos processos produtivos e chegando ao armazenagem final.

A manufatura integrada é baseada em sistemas de robôs, uso de esteiras transportadoras automáticas e controles numéricos por máquinas. Nesse tipo de sistema todos os computadores estão integrados, evitando que o processo produtivo tenha que ser feito com contato manual.

A Manufatura Integrada por Computador recebe o nome Computer Integrated Manufacturing (CIM), em inglês. Esse sistema moderno já é utilizado em várias empresas internacionais de grande porte. Esse sistema computacional integra todas as operações de fabricação.

Esse sistema deve ser feito por profissionais com alta capacitação. O sistema é flexível e facilita a transmissão de informações nas áreas de produção e manufatura, promovendo economia e mais produtividade para empresas.

A manufatura integrada é uma ação estratégica, um novo método de organização do trabalho, utilizado principalmente em fábricas. O sistema segue a tendência da globalização e favorece um crescimento contínuo para as empresas, com total planejamento e uma fonte de informações confiáveis para o cumprimento de prazos e a satisfação dos clientes. Com um sistema integrado de manufatura as empresas são capazes de organizar a produção.

Leia também! Assuntos relevantes