O que é G3 e G20?

O que é G3 e G20?

Por

O G3 e o G20 são dois importantes blocos econômicos do mundo. O G3 é formado por Brasil, Índia e África do Sul, países de economia emergente e que também fazem parte dos Brics, o grupo das principais nações em desenvolvimento do planeta.

O G3 é considerado o "G8 dos pobres". O bloco dos três países com mais potencial de crescimento no mundo foi criado para tentar aumentar o poder de barganha e negociação dos países em desenvolvimento nos fóruns internacionais.

O G3 foi criado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fortalecer a cooperação do Brasil com outras nações em desenvolvimento. A nomenclatura G3 foi dada ao grupo pelo então ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

O grupo formado por Brasil, Índia e África do Sul também tem o objetivo de reduzir as desigualdades e os problemas sociais presentes nestas nações.

Já o G20, abreviatura para Grupo dos 20, é um bloco econômico formado pelas maiores economias do mundo. O G20 foi criado em 1999 com o objetivo de facilitar as negociações internacionais entre os países.

O G20 é um grupo que representa 90% do PIB mundial. O bloco tem uma grande força econômica e influencia todo o sistema financeiro mundial. O G-20 atua hoje como um conselho internacional permanente de cooperação econômica.

Leia também! Assuntos relevantes