O que e embolia pulmonar?

O que e embolia pulmonar?

Por

A embolia pulmonar consiste na obstrução das artérias dos pulmões.

Embolia pulmonar é o bloqueio de uma artéria dos pulmões por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas. O processo de embolia pulmonar mais frequente é causado por um coágulo de sangue.

Na embolia pulmonar há a obstrução das artérias dos pulmões. A gravidade do quadro depende do tamanho do êmbolo.

Em alguns casos, a embolia pode interromper completamente a circulação pulmonar levando a pessoa à morte. Os principais fatores de risco para a embolia pulmonar são: sedentarismo, cirurgias extensas, câncer, traumas, uso de anticoncepcionais com estrógeno, reposição hormonal, gravidez, varizes, obesidade, tabagismo, insuficiência cardíaca e distúrbios na coagulação do sangue. Esse tipo de problema é mais comum em pessoas com idade superior a 40 anos.

Os sintomas da embolia pulmonar são: dor torácica que aumenta de intensidade, falta de ar, aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração, palidez e ansiedade.

O tratamento inicial da embolia pulmonar deve ser feito com a administração de oxigênio e de heparina por via intravenosa, um medicamento de ação rápida para evitar o aumento dos coágulos. A implantação de um filtro na veia cava também pode ser um recurso para o tratamento.

No caso da cirurgia temos a embolectomia, que consiste na retirada do êmbolo pulmonar. Diante de qualquer suspeita da doença, um médico deve ser procurado para realizar os exames e testes laboratoriais necessários para verificar se os pulmões estão em bom funcionamento.

Leia também! Assuntos relevantes