O que é cultura?

Por

O termo Cultura vem do latim. Este é um conceito complexo, que vem sendo estudado há bastante tempo pela antropologia e que está em constante mudança, acompanhando as transformações sociais do mundo.

A cultura pode ser compreendida como um conjunto de costumes, conhecimentos, artes, expressões, leis e ideologias de uma sociedade. Ela envolve toda a formação de um cidadão, suas experiências, histórico familiar, educação e crenças.

Por abrigar em si um universo de definições e possibilidades, é extremamente difícil formular apenas uma explicação para o conceito de cultura. De acordo com uma definição genérica, criada por Edward B. Tylor, “cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem”. Isso significa que tudo o que o homem vive e recebe de influência como um membro de uma sociedade pode ser compreendido como cultura adquirida.


Cultura e Arte

Em uma vertente mais simples, o termo cultura pode ser usado para expressar o conjunto das variadas formas de manifestação artística desenvolvidas pelo homem, como a música, o teatro, o artesanato, a dança, as artes plásticas, etc.

Um estudo aprofundado, realizado por Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn, encontrou, ao menos, 167 definições para a palavra cultura. Com o passar dos anos, o conceito de cultura começou a ser interpretado como os conhecimentos, comportamentos e ideias incorporados pela sociedade. Neste contexto, a cultura é passada de uma geração para a próxima, se renovando constantemente.

Em suma, a cultura envolve todas as concepções e pensamentos simbólicos que determinam a forma como os cidadãos se comportam, se comunicam, se relacionam e desenvolvem suas atividades.

Em alguns estudos, o nível de cultura das pessoas aparece atrelado ao desenvolvimento econômico, nível educacional e comportamentos elitizados. Por isso, hoje é comum encontrar uma divisão bastante clara entre o que é considerado cultura erudita e cultura popular.

Para a sociologia, cultura envolve tudo o que é aprendido pelo ser humano durante seu convívio social. São características compartilhadas entre grupos de indivíduos.


Diferenças culturais

As diferenças culturais fazem parte de nossas vidas e podem ser vistas em diversos países e etnias e, até mesmo, em regiões distintas de um mesmo país. Essas diferenças são justamente a razão de nossa riqueza cultural e da diversidade de comportamentos, expressões e manifestações nas sociedades. As variações culturais precisam ser respeitadas e admiradas, pois a cultura é dinâmica, mutante, forte e bela!

Leia também! Assuntos relevantes