Você sabe o que é Benchmarking? Traduzido para a língua portuguesa, o seu significado representa “referência”. Trata-se de uma análise profunda das melhores práticas utilizadas por empresas do mesmo segmento que o seu e que podem replicar pela sua marca.

Seja no mundo dos negócios, da cultura ou até mesmo do esporte, a comparação é embasada na avaliação do valor daquilo que desenvolvemos ou fazemos. Em outras palavras, é uma coisa natural.

Ao adentrarmos no mundo da competição entre companhias, percebemos que o benchmarking é um valioso recurso que responde à questão que todos nós nos perguntamos: Como estou me saindo em relação à concorrência?

Independente do tamanho da empresa, a prática do benchmarking se faz essencial. O feedback recebido sobre aquilo que está ou não funcionando no mercado auxilia os executivos a fazerem tomadas de decisões melhores, aprimorando seus resultados e desenvolverem seus negócios.


Qual o conceito de benchmarking?

Prática utilizada há anos por indústrias de todos os tamanhos com o objetivo de avaliar o desempenho de seus produtos, procedimentos logísticos e produção; em relação à concorrência.


Por que o benchmarking é importante para as empresas?


Analisando gráfico

A comparação é uma coisa natural. Afinal, se almejamos crescer, evoluir e nos destacar; precisamos saber como estamos posicionados em relação à concorrência.

Trata-se de um fator decisivo para as companhias, pois as empurra em direção à adoção de melhorias nos métodos. É um meio de progredir suas táticas por meio de insights vindos da sua concorrência.

No entanto, é importante ressaltar que, nem tudo o que a concorrência faz é o melhor para a sua empresa. A análise e avaliação são fundamentais sempre. Uma atitude demasiadamente reativa aos resultados de benchmarking pode ser até mesmo prejudicial.


O uso correto da técnica pode trazer uma série de vantagens. Parte delas são:

  • - Identificar novas tendências para sair à frente da concorrência;
  • - Receber novas referências de companhias que atuam no mesmo setor que o seu;
  • - Descobrir métodos de sucesso de companhias que já possuem um conhecimento estabelecido sobre tal assunto;
  • - Desenvolver um plano de novas estratégias e habilidades que irão posicionar sua empresa no caminho do crescimento;


O benchmarking como aliado do Marketing Digital


Analise de mercado, Marketing Digital

Para ganhar um posicionamento na web e se aproveitar ao máximo de todos os recursos que a comunicação e marketing digital proporcionam para o êxito da companhia, é necessário traçar uma espécie de guia, na qual te ará uma base para você analisar a eficácia das suas estratégias digitais, comparadas a outras companhias consideradas referências no assunto.

Seja na produção de leads, número de visitantes, presença nas redes sociais ou até mesmo o posicionamento de ranqueamento do seu site, o benchmarking é um recurso incrível no qual irá prover insights para que você possa consertar aquilo que não está funcionando direito. Isso não quer dizer que tornar-se um refém da concorrência e foca toda a sua tática neste aspecto.

A importância está em fazer uso dos dados obtidos por meio do monitoramento das estratégias digitais utilizadas no mercado a seu favor.

Leia também! Assuntos relevantes