O que é Arte?

O que é Arte?

Por

Arte é tudo aquilo que representa uma estética visual ou emocional, a palavra em si tem origem no latim Ars que significa habilidade. E a arte nada mais é que a habilidade de expressar nossos sentimentos ou emoções, sejam eles através de pinturas, palavras, música, teatro, cinema e etc. Independente das categorias acima mencionadas, todas as pessoas que possuem alguma delas é considerada: artista.

Para muitos a arte em si é apenas uma forma de entretenimento, contudo, a arte está muito mais enraizada na humanidade do que muitos imaginam. Foi a arte que proporcionou ao homem a criação de artefatos para auxiliá-los na caça ou nos utensílios necessários para sua sobrevivência, logicamente, com o tempo esses utensílios foram se aperfeiçoando e perdendo as suas características artísticas por se tornarem comuns.

O papel de qualquer expressão da arte é marcar o seu período de existência, pois em cada trabalho, o artista exprime aquilo que pensa ou imagina sem deixar de captar a realidade a qual está inserido, por isso muitos historiadores conseguem datar determinadas peças encontradas em escavações, devido às técnicas utilizadas no material encontrado. Contudo, vale lembrar que, cada artista em sua época, influenciou-se pelo movimento vigente em seu tempo, exprimindo assim sua obra e suas características.

Os movimentos mais importantes de nossa civilização foram: Arte Cristã Primitiva, Arte Egípcia, Arte Romana, Arte Rupestre, Bauhaus, Classicismo, Modernismo, Fauvismo, Maneirismo, Arte Bizantina, Abstracionismo, Arcadismo, Art Nouveau, Arte Gótica e Grega, Cubismo, Neoclassicismo, Neo-Concretismo, Parnasianismo, Pop Art, Tropicalismo, Simbolismo, Romantismo, Renascimento, Realismo, Impressionismo, Barroco, Expressionismo, Dadaísmo e etc.

Além dos movimentos citados acima, a arte não possui apenas esse meio para se propagar, ela também utiliza a tecnologia para estender seu alcance e o chamado para novos artistas. Prova disso são os rádios, televisores e, atualmente, a internet. Esse último é bem interessante, pois muitos agentes tem assistido muitos vídeos do youtube em busca de novas estrelas. Outros meios artísticos são as fotografias, as danças, cinema, ou seja, toda expressão em que o ser humano deixa extravasar seus sentimentos.

A arte sem os artistas seria apenas um quadro negro sem nada escrito. São os artistas, com sua sensibilidade e sentimentos que preenchem o vazio com sua beleza, seja com sua voz, com sua música, com sua dança, com suas palavras, com suas pinturas que contam muito mais do que simplesmente o período que viveram. Pelo contrário, mostra que para nós, não existe limites para interpretarmos as mensagens que são sopradas em nossos ouvidos por nossa criatividade.

Através da arte é possível estabelecer alguns parâmetros de existência de uma civilização inteira, prova disso são as obras egípcias, romanas, etruscas e etc. Como podem ver, a arte é mais importante do que aparenta ser, ela não permite apenas nossa exposição, mas pode contar aqueles que virão muito do que vivemos, cada um em seu próprio tempo.

Quem faz arte?
Desde os primórdios de nosso tempo, o ser humano vem procurando maneiras de registrar sua passagem pelo planeta, prova disso são os desenhos rupestres encontrados em muitas cavernas, hoje em dia, aqueles desenhos que serviam apenas para alertar ou registrar fatos cotidianos de uma tribo, é arte, pelo simples fato de contar uma ação. Não sabemos ao certo por que os homens das cavernas pintaram aqueles desenhos ou para quem, de qualquer forma, nos ilumina quanto ao modo de existência daquela época.

Com o decorrer dos anos, os homens continuaram com a necessidade de registrar sua história e com o desenvolvimento da inteligência, aos poucos foram surgindo maneiras de escrever o cotidiano para nossos contemporâneos ou para as pessoas que viriam no decorrer dos anos. O homem acabou inventando a escrita, contudo, não é apenas a escrita a responsável por detalhar nossa época, claro, pode ser a mais clara, no entanto, são as outras expressões de arte que denotam a capacidade humana.

Nós gostamos do que é belo, isso é um fato. E nada mais belo do que um quadro bem pintado onde podemos “sentir” o que o artista estava passando naquele momento, além de ver a qualidade de sua criatividade. Mas, quem faz a arte afinal de contas? Existe a resposta óbvia: o artista, contudo, é necessário indagar: o que é arte? Mas, como não estamos neste contexto, pergunte-se e em uma postagem futura iremos falar um pouco sobre essa questão.

Quem faz a arte são os artistas, pessoas como eu ou você que possuem determinada sensibilidade para determinada função, isso mesmo, ser artista é uma profissão, afinal de contas, precisam se aprofundar na criatividade para em todo trabalho se superarem um pouco mais. Muitas pessoas desejam se tornar artistas, justamente imaginando a vida glamorosa que poderão ter, no entanto, esquecem que os artistas acabam vivendo sempre pressionados por si próprios e pelas expectativas a cerca de seus trabalhos.

No entanto, tais pensamentos não bloqueiam as obras dos artistas, o coração e a paixão falam mais alto no final das contas, a necessidade de se comunicarem com o exterior, de deixar um registro sobre suas observações e sua forma de ver o mundo ou, simplesmente afirmarem: eu existo, pois a arte nada mais é que qualquer forma de expressão artística, desde um simples haicai até um pontinho amarelo desenhado sobre alguma coisa.

Leia também! Assuntos relevantes