O que é ABNT?

Por

A ABNT é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que atua na normalização técnica no Brasil

Todo estudante brasileiro se depara com a ABNT no momento de escrever um trabalho acadêmico. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é um órgão fundado em 1940.

O objetivo da ABNT é atuar na normalização técnica no país, garantindo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. A associação é uma entidade privada, sem fins lucrativos.

A ABNT é reconhecida como único Foro Nacional de Normalização, por isso suas normas devem ser seguidas por todos os brasileiros. A ABNT também é membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).

No Brasil, essa é a única organização responsável pela normalização. A missão da ABNT é: “Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor”.

A ABNT atua basicamente na normalização técnica, na divulgação de informações tecnológicas, na certificação, na oferta de cursos, feiras e eventos.

Leia também! Assuntos relevantes