O que causa sensibilidade nos dentes?

O que causa sensibilidade nos dentes?

Por

A sensibilidade nos dentes é um tipo de dor causada pelo contato com líquidos ou alimentos muito frios ou muito quentes. Trata-se de um problema que afeta 25% da população adulta do mundo.

Essas dores acontecem na cavidade bucal e podem ser causadas por cáries ou exposição da dentina, a parte que se encontra abaixo da camada de esmalte do dente. Essas dores são reações ao frio ou calor e acontecem quando as camadas de proteção dos dentes estão danificadas ou desgastadas.

Quando os tecidos que recobrem a raiz dos dentes estão desgastados, esta raiz fica sem proteção e é mais facilmente exposta às ações externas, como calor, frio ou pressão. O incômodo também pode ter como causa alguns problemas periodontais, como a gengivite ou periodontite.

Além disso, trincas no esmalte dos dentes também podem causar choques térmicos quando em contato com alimentos e bebidas.

As principais causas de sensibilidade dentária são:
Desgaste na superfície dos dentes.

Exposição da raiz dos dentes.

Escovação incorreta.

Uso de próteses dentárias e aparelho ortodôntico.

Clareamento dentário.

Dentes fraturados ou lascados.

Bruxismo.


A sensibilidade tem tratamento e deve ser cuidada com a ajuda de um dentista, pessoa que poderá indicar, inclusive, uma pasta de dentes adequada para a sensibilidade. Um tratamento recomendado para a sensibilidade é a Laserterapia.

Leia também! Assuntos relevantes