O problema do desperdício de água no Brasil

O problema do desperdício de água no Brasil

Por

Os brasileiros ainda não têm consciência sobre o problema do desperdício de água que o Brasil vive hoje. Um estudo encomendado pelo International Finance Corporation (IFC), órgão do Banco Mundial, mostrou que o Brasil tem uma perda média de 40% de sua água diariamente.

O desperdício de água no país é resultado de falhas na conservação da rede de distribuição, fraudes nas instalações e desperdício de água nas atividades diárias. Só para se ter ideia do prejuízo, no Japão o desperdício de água varia entre 10 e 12%.

Pesquisas também indicaram que metade da população brasileira, algo em torno de 48% dos cidadãos, consome água sem a preocupação de desperdiçá-la. O mesmo levantamento também indica que 45% dos brasileiros não adotam nenhuma medida para reduzir o consumo de água em casa, como fechar a torneira para escovar os dentes ou tomar banhos rápidos.

Uma contradição nesse cenário é que 80% dos brasileiros acreditam que pode haver problemas com o fornecimento de água no futuro. Segundo a ong WWF, o brasileiro gasta 185 litros de água por dia.

Leia também! Assuntos relevantes