O Grande Vazamento de Petróleo no Golfo

O Grande Vazamento de Petróleo no Golfo

Por

O maior desastre ambiental já registrado na história dos Estados Unidos aconteceu no dia 20 de abril de 2010, quando uma explosão na plataforma Deepwater Horizon, da empresa British Petroleum (BP), matou 11 funcionários no Golfo do México e derramou uma grande quantidade de petróleo no Oceano Atlântico.

O acidente aconteceu a 80 quilômetros da costa da Louisiana, ao sul dos Estados Unidos. O petróleo vazou da tubulação rompida a 1,5 quilômetro da superfície do mar, formando uma enorme mancha negra que matou centenas de animais.

O óleo prejudicou a fauna marinha, o turismo e a pesca na região. O acidente foi manchete internacional por semanas e abalou a imagem política do presidente norte-americano Barack Obama.

Estimativas da empresa BP apontavam para o derramamento de 5 mil barris de petróleo cru por dia no oceano durante o acidente, o equivalente a 800 mil litros.

Depois desse acidente, os Estados Unidos revisaram os incentivos à indústria petroleira e estabeleceram maior regulamentação do setor petrolífero.


Leia mais sobre o vazamento de petróleo no Golfo:
Consequências do vazamento de petróleo no Golfo do México

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes