O Código Genético

O Código Genético

Por

Macromoléculas Celulares

O código genético é, de certa forma, a chave da Biologia Molecular, cuja unidade básica é a célula.
A célula é constituída de moléculas inanimadas, de macromoléculas, que funcionam como unidades estruturais, reservatórios de energia, repositórios de informações genéticas e como moléculas especiais para controlar os processos que mantém a célula viva.
Os quatro tipos principais de macromoléculas (ácidos nucléicos, proteínas, polissacarídeos e lipídios) tem funções idênticas em todos os tipos de célula e se organizam em conjuntos supramoleculares.

Proteínas formam o principal constituinte dos organismos vivos. Suas principais funções são: controlar o metabolismo e liberar energia (enzimas); defender o organismo de corpos estranhos (anticorpos); definir e manter a arquitetura da célula (elementos estruturais); carregar moléculas ou íons dentro da célula (mecanismo de transporte); coordenar e dirigir os processos químicos da célula (reguladores metabólicos).
As proteínas são o produto final da informação genética. Todas as proteínas possuem duas características estruturais em comum: contém apenas vinte diferentes tipos de aminoácidos e são polipeptídios.

Leia também! Assuntos relevantes