O cálculo variacional de Lagrange

O cálculo variacional de Lagrange

Por

Lagrange foi um matemático responsável pela invenção do cálculo variacional. Esse estudo colocou Louis Lagrange entre os grandes matemáticos do século XVIII.

De uma maneira geral, o cálculo de variações, ou cálculo variacional, é um problema matemático que consiste em buscar máximos e mínimos. Isso significa buscar extremos relativos de funções contínuas definidas sobre um espaço funcional.

O cálculo variacionais de Lagrange é uma generalização do cálculo elementar de máximos e mínimos de funções reais para uma variável. O cálculo das variações trabalha com funcionais, que podem ser formados por integrais envolvendo uma função incógnita e suas derivadas.

Nesse cálculo é possível encontrar a curva com o menor comprimento possível que liga dois pontos. Um problema comum do cálculo variacional é o de encontrar o valor de x para o qual uma dada função f(x) alcança um valor extremo (máximo ou mínimo).

Na matemática, o cálculo das variações segue o lema de transformar um problema de formulação fraca (forma variacional) em sua formulação forte (equação diferencial).

Leia também! Assuntos relevantes