O Antraz

Por

Antraz é uma doença causada por uma bactéria que se chama Cacillus Anthracis. Trata-se de uma infecção extremamente letal. Esse tipo de doença, causada por um carbúnculo, é comum nos animais herbívoros. Mas seres humanos que tiverem contato com animais infectados também podem ser contaminados.

O contágio do humano com esse tipo de carbúnculo no ar pode ser evitado por uma máscara de proteção para gases. Como todas as outras infecções pela pele, pode ser evitada com água e sabão. Mas se houver contato com uma área exposta, como uma ferida, a contaminação é imediata.

A quantidade de esporos que mata um ser humano é de 10 000 a 20 000 esporos. A infecção e a doença são raras, mas acontecem em vacas, cabras, ovelhas, camelos e antílopes de todo o mundo. A doença está espalhada por todo o planeta Terra. Países desenvolvidos usam vacinas contra a bactéria. Nações em desenvolvimento ainda não têm uma política pública mais atuante contra o Antraz.

Nos casos mais comuns, a infecção no ser humano ocorre em profissionais que têm contato rotineiro com animais que podem estar infectados. Se o carbúnculo se instalar no pulmão humano os problemas respiratórios são fatais. A taxa de mortalidade é de 100%. No intestino, a taxa de letalidade é de 25% a 60% dos casos. Pela pele, a infecção mata em 20% dos casos.

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes