Fatos Gerais

Nomes de Barracas e Nomes de Gincanas da Festa de São João

As festas de São João do nordeste do Brasil são repletas de barracas e gincanas tradicionais. Conheça as principais celebrações!

A festa de São João é uma das mais tradicionais do Brasil. As celebrações mais famosas acontecem no nordeste do país, principalmente em Caruaru e Campina Grande.

A comemoração é uma homenagem a São João Batista, e acontece sempre no mês de junho. Além das deliciosas comidas típicas, como canjica, pamonha, curau, milho cozido, bolo de milho, arroz doce, batata doce, cocada e pé-de-moleque, as festas de São João brasileiras são recheadas de atrações, gincanas e barracas.

As festas de São João acontecem em arraiais, onde são montadas barracas, fogueiras e palcos para a apresentação de grupos musicais. O arraial é sempre decorado com bandeirinhas de papel e balões. Já a música fica por conta dos sanfoneiros.

A noite de São João é celebrada em 23 de junho, na véspera do nascimento de São João Batista. Nos últimos tempos, as pessoas que trabalham no São João têm apostado em nomes criativos para as barracas, uma estratégia para atrair ainda mais a atenção dos clientes.

É muita criatividade usada na hora de escolher os nomes. Alguns nomes inusitados são: Labutando no Forró, Eu 20 ver, Barraca das Empreguetes, Foi Deus que me Deu, A Gostosinha do Mago e Caldinho da Galega.

As festas de São João também são marcadas pelas gincanas. Existem, basicamente, dois tipos de gincanas nessas festas: as gincanas de terreiro e as gincanas de barracas.

Nas gincanas que valem prendas temos brincadeiras como o pau de sebo, o pula fogueira, o quebra pote, a corrida no saco e a maça na tina d’água. Já nas brincadeiras de barracas, que normalmente são pagas, temos as argolas, o tiro ao alvo, a toca do coelho e a pescaria.

Todas essas atrações fazem das festas de São João um momento único. Com certeza, vale a pena prestigiar essas comemorações pelo menos uma vez na vida.